MÁQUINAS ELÉTRICAS
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou mtor elétrico. A respeito de operação dessas máquinas síncronas avalie as afirmativas abaixo, verificando sua veracidade e marque a resposta correta a questão.
A reação da armadura da máquina operando com gerador síncrono é magnetizante quando alimentam cargas com correntes em atraso.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento máximo de 10% quando operam como motor síncrono com 110% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono conectado ao sistema elétrico interligado, o fluxo de energia reativa da máquina também altera.
Diminuindo a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono conectado ao sistema elétrico interligado a frequência das tensões geradas diminui.
É corrento o que se afirma em:
somente 2 e 3
somente 2
somente 1 e 2
somente 3
somente 1
Considere que um gerador síncrono está operando em paralelo com a rede de um sistema elétrico de potência interligado, que se constitui em um barramento infinito. Admita que a máquina está fornecendo potência nominal ao sistema elétrico (entregando-lhe potência ativa e reativa) e que em determinado momento o operador do sistema diminui a excitação da máquina em 5%. Em relação ao fluxo de potência reativa entre o gerador e a rede, analise as afirmativas que se seguem:
A - Ao diminuir a corrente de excitação do gerador síncrono verifica-se uma redução da corrente de armadura
POIS
B - a redução na corrente de excitação da máquina provoca um menor fornecimento de potência reativa da máquina para o sistema elétrico.
A respeito dessas afirmativas, assinale a resposta correta.
As duas afirmativas são verdadeiras.
As duas afirmativas são verdadeiras e, mas a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmativa é falsa e, a segunda é verdadeira.
A primeira afirmativa é uma verdadeira e, a segunda é falsa.
As duas afirmativas são falsas
De acordo com definição da ASA (American Standards Association) e da NEMA (National Eletrical Manufacturers Association), um motor pequeno é um motor para funcionamento contínuo que tem uma carcaça menor que aquela correspondente à de um motor de 1 HP. São também citados como motores fracionários justamente por ter potência igual a uma fração de HP e podem ser motores de indução monofásicos ou não. De acordo com as referidas normas e lastreado em seus conhecimentos sobre pequenos motores, marque entre as alternativas abaixo o único tipo de motor que não faz parte da categoria dos motores de indução monofásicos e que pode ser um motor pequeno.
Motor de fase dividida com capacitor permanente
Motor de fase dividida com partida a capacitor
Motor universal
Motor a duplo capacitor
Motor de fase dividida (partida à resistência)
Motores de corrente contínua apresenta uma faixa de potência bastante ampla, com faixa de torque bastante ampla também. Eles são usados nas mais diversas aplicações industriais, tais como: indústrias de papel e plásticos, indústria química e petroquímica, indústrias siderúrgicas e indústria cimenteira, e outras tantas. Isto, torna o conhecimento a respeito deles muito importante para os profissionais da área eletricidade: técnicos e engenheiros, que os tem que especificar, instalar, manter, monitorar, avaliar. Assim sendo, dentre essas aplicações, devido a necessidade de se verificar o desempenho e a instalação de uma máquina elétrica específica desse tipo, calcule:
a) a potência de entrada
b) as perdas totais e as perdas no enrolamento da armadura
c) o rendimento
de um motor de corrente contínua do tipo shunt, suprido em 400 V com tensão contínua, que desenvolve um torque de 230 Nm no eixo para acionar uma carga a 1450 RPM, gerando uma força contraeletromotriz de 358 V. É dado também que a sua resistência de campo igual a 160 Ω, que a queda nas escovas é de 2 V, e que nessa condição de carga, a corrente que circula na armadura é ia= 100 A. Em seguida para essa condição de carga, avalie as alternativas que se seguem, classifique entre verdadeiras ou falsas e finalmente marque a resposta correta entre as alternativas a seguir.
A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer pelo menos 41000W ao motor
As perdas dissipadas no enrolamento da armadura do motor são iguais a 4kW
As perdas totais que o motor dissipa são maiores que 6kW
O rendimento do motor é maior que 90%, o que o caracteriza como um motor de alto rendimento
é correto o que se afirma em apenas
2, 3 e 4
1 e 2
1, 2 e 3
3 e 4
1, 2 e 4
Um gerador síncrono trifásico, ligação estrela, de 15 MVA, 13800 V, tem uma resistência de armadura de 1,1 Ω por fase e uma reatância síncrona de 12,34 Ω por fase. E opera a plena carga alimentando uma carga elétrica trifásica com fator de potência 0,7 atrasado. Para esse gerador nessa condição de carga, avalie as asserções que se seguem e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
O gerador fornece a carga uma corrente elétrica menor que 555 A.
A tensão de fase do gerador é 7967,43 V.
A tensão gerada por fase é maior que 13,8 KV.
É correto o que se afirma somente em:
Somente III
Somente II
Somente I e II
Somente I
Somente II e III
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou motor elétrico. A respeito da operação dessas máquinas síncronas, avalie as afirmativas abaixo verificando sua veracidade e depois marque a resposta correta para a questão.
Um gerador síncrono de 4 polos gira com velocidade 1800 RPM, se a frequência de suas tensões geradas é igual a 60 Hz.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento de 1% quando operam como motor síncrono com 101% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono operando conectado ao sistema elétrico interligado, a tensão nos terminais da máquina altera.
Ao diminuir a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico interligado, a frequência das tensões, por ele geradas, permanece inalterada.
É corrento o que se afirma em:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
somente 2 e 3
somente 2
somente 1 e 2
somente 3
somente 1
Considere que um gerador síncrono está operando em paralelo com a rede de um sistema elétrico de potência interligado, que se constitui em um barramento infinito. Admita que a máquina está fornecendo potência nominal ao sistema elétrico (entregando-lhe potência ativa e reativa) e que em determinado momento o operador do sistema diminui a excitação da máquina em 5%. Em relação ao fluxo de potência reativa entre o gerador e a rede, analise as afirmativas que se seguem:
A - Ao diminuir a corrente de excitação do gerador síncrono verifica-se uma redução da corrente de armadura
POIS
B - a redução na corrente de excitação da máquina provoca um menor fornecimento de potência reativa da máquina para o sistema elétrico.
A respeito dessas afirmativas, assinale a resposta correta.
As duas afirmativas são verdadeiras.
As duas afirmativas são verdadeiras e, mas a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmativa é falsa e, a segunda é verdadeira.
A primeira afirmativa é uma verdadeira e, a segunda é falsa.
As duas afirmativas são falsas
De acordo com definição da ASA (American Standards Association) e da NEMA (National Eletrical Manufacturers Association), um motor pequeno é um motor para funcionamento contínuo que tem uma carcaça menor que aquela correspondente à de um motor de 1 HP. São também citados como motores fracionários justamente por ter potência igual a uma fração de HP e podem ser motores de indução monofásicos ou não. De acordo com as referidas normas e lastreado em seus conhecimentos sobre pequenos motores, marque entre as alternativas abaixo o único tipo de motor que não faz parte da categoria dos motores de indução monofásicos e que pode ser um motor pequeno.
Motor de fase dividida com capacitor permanente
Motor de fase dividida com partida a capacitor
Motor universal
Motor a duplo capacitor
Motor de fase dividida (partida à resistência)
Motores de corrente contínua apresenta uma faixa de potência bastante ampla, com faixa de torque bastante ampla também. Eles são usados nas mais diversas aplicações industriais, tais como: indústrias de papel e plásticos, indústria química e petroquímica, indústrias siderúrgicas e indústria cimenteira, e outras tantas. Isto, torna o conhecimento a respeito deles muito importante para os profissionais da área eletricidade: técnicos e engenheiros, que os tem que especificar, instalar, manter, monitorar, avaliar. Assim sendo, dentre essas aplicações, devido a necessidade de se verificar o desempenho e a instalação de uma máquina elétrica específica desse tipo, calcule:
a) a potência de entrada
b) as perdas totais e as perdas no enrolamento da armadura
c) o rendimento
de um motor de corrente contínua do tipo shunt, suprido em 400 V com tensão contínua, que desenvolve um torque de 230 Nm no eixo para acionar uma carga a 1450 RPM, gerando uma força contraeletromotriz de 358 V. É dado também que a sua resistência de campo igual a 160 Ω, que a queda nas escovas é de 2 V, e que nessa condição de carga, a corrente que circula na armadura é ia= 100 A. Em seguida para essa condição de carga, avalie as alternativas que se seguem, classifique entre verdadeiras ou falsas e finalmente marque a resposta correta entre as alternativas a seguir.
A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer pelo menos 41000W ao motor
As perdas dissipadas no enrolamento da armadura do motor são iguais a 4kW
As perdas totais que o motor dissipa são maiores que 6kW
O rendimento do motor é maior que 90%, o que o caracteriza como um motor de alto rendimento
é correto o que se afirma em apenas
2, 3 e 4
1 e 2
1, 2 e 3
3 e 4
1, 2 e 4
Um gerador síncrono trifásico, ligação estrela, de 15 MVA, 13800 V, tem uma resistência de armadura de 1,1 Ω por fase e uma reatância síncrona de 12,34 Ω por fase. E opera a plena carga alimentando uma carga elétrica trifásica com fator de potência 0,7 atrasado. Para esse gerador nessa condição de carga, avalie as asserções que se seguem e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
O gerador fornece a carga uma corrente elétrica menor que 555 A.
A tensão de fase do gerador é 7967,43 V.
A tensão gerada por fase é maior que 13,8 KV.
É correto o que se afirma somente em:
Somente III
Somente II
Somente I e II
Somente I
Somente II e III
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou motor elétrico. A respeito da operação dessas máquinas síncronas, avalie as afirmativas abaixo verificando sua veracidade e depois marque a resposta correta para a questão.
Um gerador síncrono de 4 polos gira com velocidade 1800 RPM, se a frequência de suas tensões geradas é igual a 60 Hz.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento de 1% quando operam como motor síncrono com 101% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono operando conectado ao sistema elétrico interligado, a tensão nos terminais da máquina altera.
Ao diminuir a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico interligado, a frequência das tensões, por ele geradas, permanece inalterada.
É corrento o que se afirma em:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
As duas afirmativas são verdadeiras.
As duas afirmativas são verdadeiras e, mas a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmativa é falsa e, a segunda é verdadeira.
A primeira afirmativa é uma verdadeira e, a segunda é falsa.
As duas afirmativas são falsas
De acordo com definição da ASA (American Standards Association) e da NEMA (National Eletrical Manufacturers Association), um motor pequeno é um motor para funcionamento contínuo que tem uma carcaça menor que aquela correspondente à de um motor de 1 HP. São também citados como motores fracionários justamente por ter potência igual a uma fração de HP e podem ser motores de indução monofásicos ou não. De acordo com as referidas normas e lastreado em seus conhecimentos sobre pequenos motores, marque entre as alternativas abaixo o único tipo de motor que não faz parte da categoria dos motores de indução monofásicos e que pode ser um motor pequeno.
Motor de fase dividida com capacitor permanente
Motor de fase dividida com partida a capacitor
Motor universal
Motor a duplo capacitor
Motor de fase dividida (partida à resistência)
Motores de corrente contínua apresenta uma faixa de potência bastante ampla, com faixa de torque bastante ampla também. Eles são usados nas mais diversas aplicações industriais, tais como: indústrias de papel e plásticos, indústria química e petroquímica, indústrias siderúrgicas e indústria cimenteira, e outras tantas. Isto, torna o conhecimento a respeito deles muito importante para os profissionais da área eletricidade: técnicos e engenheiros, que os tem que especificar, instalar, manter, monitorar, avaliar. Assim sendo, dentre essas aplicações, devido a necessidade de se verificar o desempenho e a instalação de uma máquina elétrica específica desse tipo, calcule:
a) a potência de entrada
b) as perdas totais e as perdas no enrolamento da armadura
c) o rendimento
de um motor de corrente contínua do tipo shunt, suprido em 400 V com tensão contínua, que desenvolve um torque de 230 Nm no eixo para acionar uma carga a 1450 RPM, gerando uma força contraeletromotriz de 358 V. É dado também que a sua resistência de campo igual a 160 Ω, que a queda nas escovas é de 2 V, e que nessa condição de carga, a corrente que circula na armadura é ia= 100 A. Em seguida para essa condição de carga, avalie as alternativas que se seguem, classifique entre verdadeiras ou falsas e finalmente marque a resposta correta entre as alternativas a seguir.
A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer pelo menos 41000W ao motor
As perdas dissipadas no enrolamento da armadura do motor são iguais a 4kW
As perdas totais que o motor dissipa são maiores que 6kW
O rendimento do motor é maior que 90%, o que o caracteriza como um motor de alto rendimento
é correto o que se afirma em apenas
2, 3 e 4
1 e 2
1, 2 e 3
3 e 4
1, 2 e 4
Um gerador síncrono trifásico, ligação estrela, de 15 MVA, 13800 V, tem uma resistência de armadura de 1,1 Ω por fase e uma reatância síncrona de 12,34 Ω por fase. E opera a plena carga alimentando uma carga elétrica trifásica com fator de potência 0,7 atrasado. Para esse gerador nessa condição de carga, avalie as asserções que se seguem e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
O gerador fornece a carga uma corrente elétrica menor que 555 A.
A tensão de fase do gerador é 7967,43 V.
A tensão gerada por fase é maior que 13,8 KV.
É correto o que se afirma somente em:
Somente III
Somente II
Somente I e II
Somente I
Somente II e III
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou motor elétrico. A respeito da operação dessas máquinas síncronas, avalie as afirmativas abaixo verificando sua veracidade e depois marque a resposta correta para a questão.
Um gerador síncrono de 4 polos gira com velocidade 1800 RPM, se a frequência de suas tensões geradas é igual a 60 Hz.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento de 1% quando operam como motor síncrono com 101% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono operando conectado ao sistema elétrico interligado, a tensão nos terminais da máquina altera.
Ao diminuir a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico interligado, a frequência das tensões, por ele geradas, permanece inalterada.
É corrento o que se afirma em:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
Motor de fase dividida com capacitor permanente
Motor de fase dividida com partida a capacitor
Motor universal
Motor a duplo capacitor
Motor de fase dividida (partida à resistência)
Motores de corrente contínua apresenta uma faixa de potência bastante ampla, com faixa de torque bastante ampla também. Eles são usados nas mais diversas aplicações industriais, tais como: indústrias de papel e plásticos, indústria química e petroquímica, indústrias siderúrgicas e indústria cimenteira, e outras tantas. Isto, torna o conhecimento a respeito deles muito importante para os profissionais da área eletricidade: técnicos e engenheiros, que os tem que especificar, instalar, manter, monitorar, avaliar. Assim sendo, dentre essas aplicações, devido a necessidade de se verificar o desempenho e a instalação de uma máquina elétrica específica desse tipo, calcule:
a) a potência de entrada
b) as perdas totais e as perdas no enrolamento da armadura
c) o rendimento
de um motor de corrente contínua do tipo shunt, suprido em 400 V com tensão contínua, que desenvolve um torque de 230 Nm no eixo para acionar uma carga a 1450 RPM, gerando uma força contraeletromotriz de 358 V. É dado também que a sua resistência de campo igual a 160 Ω, que a queda nas escovas é de 2 V, e que nessa condição de carga, a corrente que circula na armadura é ia= 100 A. Em seguida para essa condição de carga, avalie as alternativas que se seguem, classifique entre verdadeiras ou falsas e finalmente marque a resposta correta entre as alternativas a seguir.
A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer pelo menos 41000W ao motor
As perdas dissipadas no enrolamento da armadura do motor são iguais a 4kW
As perdas totais que o motor dissipa são maiores que 6kW
O rendimento do motor é maior que 90%, o que o caracteriza como um motor de alto rendimento
é correto o que se afirma em apenas
2, 3 e 4
1 e 2
1, 2 e 3
3 e 4
1, 2 e 4
Um gerador síncrono trifásico, ligação estrela, de 15 MVA, 13800 V, tem uma resistência de armadura de 1,1 Ω por fase e uma reatância síncrona de 12,34 Ω por fase. E opera a plena carga alimentando uma carga elétrica trifásica com fator de potência 0,7 atrasado. Para esse gerador nessa condição de carga, avalie as asserções que se seguem e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
O gerador fornece a carga uma corrente elétrica menor que 555 A.
A tensão de fase do gerador é 7967,43 V.
A tensão gerada por fase é maior que 13,8 KV.
É correto o que se afirma somente em:
Somente III
Somente II
Somente I e II
Somente I
Somente II e III
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou motor elétrico. A respeito da operação dessas máquinas síncronas, avalie as afirmativas abaixo verificando sua veracidade e depois marque a resposta correta para a questão.
Um gerador síncrono de 4 polos gira com velocidade 1800 RPM, se a frequência de suas tensões geradas é igual a 60 Hz.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento de 1% quando operam como motor síncrono com 101% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono operando conectado ao sistema elétrico interligado, a tensão nos terminais da máquina altera.
Ao diminuir a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico interligado, a frequência das tensões, por ele geradas, permanece inalterada.
É corrento o que se afirma em:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
2, 3 e 4
1 e 2
1, 2 e 3
3 e 4
1, 2 e 4
Um gerador síncrono trifásico, ligação estrela, de 15 MVA, 13800 V, tem uma resistência de armadura de 1,1 Ω por fase e uma reatância síncrona de 12,34 Ω por fase. E opera a plena carga alimentando uma carga elétrica trifásica com fator de potência 0,7 atrasado. Para esse gerador nessa condição de carga, avalie as asserções que se seguem e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
O gerador fornece a carga uma corrente elétrica menor que 555 A.
A tensão de fase do gerador é 7967,43 V.
A tensão gerada por fase é maior que 13,8 KV.
É correto o que se afirma somente em:
Somente III
Somente II
Somente I e II
Somente I
Somente II e III
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou motor elétrico. A respeito da operação dessas máquinas síncronas, avalie as afirmativas abaixo verificando sua veracidade e depois marque a resposta correta para a questão.
Um gerador síncrono de 4 polos gira com velocidade 1800 RPM, se a frequência de suas tensões geradas é igual a 60 Hz.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento de 1% quando operam como motor síncrono com 101% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono operando conectado ao sistema elétrico interligado, a tensão nos terminais da máquina altera.
Ao diminuir a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico interligado, a frequência das tensões, por ele geradas, permanece inalterada.
É corrento o que se afirma em:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
Somente III
Somente II
Somente I e II
Somente I
Somente II e III
Máquinas síncronas são máquinas elétricas de corrente alternadas, que como os outros de tipos de máquinas elétricas podem operar como gerador ou motor elétrico. A respeito da operação dessas máquinas síncronas, avalie as afirmativas abaixo verificando sua veracidade e depois marque a resposta correta para a questão.
Um gerador síncrono de 4 polos gira com velocidade 1800 RPM, se a frequência de suas tensões geradas é igual a 60 Hz.
O rotor das máquinas síncronas apresenta escorregamento de 1% quando operam como motor síncrono com 101% da carga nominal.
Alterando a excitação de campo de um gerador síncrono operando conectado ao sistema elétrico interligado, a tensão nos terminais da máquina altera.
Ao diminuir a potência mecânica de entrada de um gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico interligado, a frequência das tensões, por ele geradas, permanece inalterada.
É corrento o que se afirma em:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
2 e 1
4 e 1
3 e 2
4 e 3
4 e 2
Motores de indução de fase dividida com partida à capacitor possui dois enrolamentos. Um deles é o enrolamento principal e o outro o enrolamento auxiliar. Em série com o enrolamento auxiliar é adicionado um capacitor. Com base nessa informação e de acordo com os fundamentos de motores de indução monofásicos, marque a resposta correta.
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
A inserção do capacitor no enrolamento auxiliar produz como efeito imediato a diminuição do fator de potência do motor.
Devido a presença do capacitor no enrolamento auxiliar o escorregamento nominal desse motor é zero.
Nesse tipo de motor o torque de partida é menor que o torque nominal justamente devido a inserção de capacitor do tipo cerâmico no enrolamento auxiliar.
O enrolamento auxiliar e consequentemente o capacitor é desligado quando o motor atinge uma velocidade próxima a velocidade nominal do motor
O torque desse motor é menor que o torque do motor de fase dividida com partida a resistência porque o ângulo entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar diminui com a presença do capacitor.
Admita que um motor de corrente contínua do tipo shunt, ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação, apresenta um rendimento de 90% e gira a 1500 RPM gerando uma força contraeletromotriz de 980V. Considere que esse o motor esteja sendo suprido por uma fonte de tensão contínua de 1000 V. Pressuponha ainda que, ele produz queda de tensão nas escovas de 2 V para qualquer corrente de carga, que possui resistência de armadura de 0,2 Ohm e de campo de 800 Ohm. Para esse motor, na suposição que o rendimento se mantém no mesmo valor dado, calcule, respectivamente, a variação que ocorrerá na corrente de armadura e no torque no eixo do motor, se uma carga adicional em seu eixo faz o motor perder velocidade e a força contraeletromotriz cair para 975 V. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas abaixo.
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
15,67% e 45,74% , respectivamente
11,55% e 15,55%, respectivamente
27,77% e 28,05% , respectivamente
55,55% e 15,98% , respectivamente
25,75% e 25,57% , respectivamente
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de um motor de corrente contínua do tipo shunt, derivação ou operado com excitação independente são: a variação da resistência de campo e a variação da tensão de armadura. Esses métodos apresentam faixas diferentes de operação segura. No controle da resistência de campo, quanto maior for a corrente de campo de um motor de corrente contínua do tipo shunt ou com excitação independente, mais lentamente ele gira e em contraversão, quanto menor for essa corrente de campo mais rápido ele vai girar. Por outro lado, se o controle é pela armadura, o motor roda mais veloz quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura e mais vagaroso se esta tensão aplicada for diminuída. Dentro dessa perspectiva de discussão a respeito de controle de velocidade de motores de corrente contínua do tipo shunt ou derivação ou ainda operando com excitação independente, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as alternativas apresentadas.
A corrente máxima permitida a circular no enrolamento de campo associa-se com a velocidade mínima que o motor atinge quando ele estiver sendo controlado pelo campo.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente, o controle de velocidade por resistência de campo, pode controlar o motor, somente para velocidades abaixo da velocidade nominal, posto que para essa faixa de velocidade, mesmo para velocidades bem baixas, a corrente de campo não seria excessiva.
Para o controle pela armadura, o motor de corrente contínua com excitação independente gira mais rápido quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de sua armadura, sendo que a máxima velocidade, neste caso, está associada ao valor máximo de tensão permitida.
Os dois métodos mais comuns de controle de velocidade de motores de corrente contínua com excitação independente são complementares, porquanto, o controle de velocidade pelo campo é próprio para controlar a velocidade na faixa valores acima da velocidade nominal e o controle de velocidade pela armadura é próprio para controlar a velocidade do motor na faixa abaixo da velocidade nominal.
é correto o que se afirma em
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4
Uma tensão chamada de força contraeletromotriz é induzida nos terminais do enrolamento da armadura de um motor de corrente contínua quando este está em funcionamento
porque
a armadura que se encontra no rotor, ao girar estabelece um movimento relativo entre os condutores dela e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo que se encontra no estator da máquina elétrica girante.
Referente às asserções acima assinale a opção correta entre as alternativas abaixo:
apenas 4, 3 e 1
apenas 4, 3 e 2
apenas 4 e 2
apenas 3 e 2
apenas 4